quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Esse texto quis mostrar que os alunos que pretendem fazer educaçao fisica nao se interessam em saber da historia da educaçao fisica pensando assim, que isso nao tem nada a ver, ja que muitos acreditam que so irão trabalhar o corpo, dai se interessando so pelas disciplinas biomédicas.
Neste caso a Historia nao vem sendo valorizada pelos alunos porque eles estao mais ligados à area biomedica, vem sendo assim que certos professores vem sendo menos cobrados para melhoria de seus cursos, como consta no texto que nos Estados Unidos o estudo da Historia ja esta bem avançado.Na minha opinião, a Historia tem uma contribuiçao nos cursos de graduaçao, porque a Historia tem uma mera informação, é uma justificativa do presente e principalmente um objeto de curiosidade, e isso se torna um reflexo do crescimento da importância do esporte, certo assim que sem a Historia nao podemos saber sobre a importancia que o esporte, que o corpo, tem e assim por diante...Não damos tanta importancia a "Historia" da educaçao fisica, pois achamos que nada iremos adquirir sobre isso, no que estamos enganados, pois as discussoes que fazemos, por exemplo, sobre um jogo de futebol, nos obriga a ter determinadas informações sobre esse jogo, dai procuramos saber da Historia, sendo assim, a Historia nos permite que adquiremos sabedoria em detrminados assuntos, por isso que devemos ter base no que significa e o porque devemos estudar a Historia da Educaçao Fisica.E lembrar sempre que Educaçao fisica nao é só fisica, quimica e biologia...Estudar a Historia da Educaçao Fisica/Esportes nos cursos de graduaçao é adquirir mais conhecimentos sobre o curso.
Aldinjo junior

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Aldinjo,

Exercendo um comentário inicial, seu texto se aproxima de um resumo apenas no primeiro parágrafo e nas últimas três linhas. Para tanto, esclareço. Em um resumo não se deve colocar opiniões pessoais. Isso caberia em uma resenha. Mas, mesmo assim, em uma resenha toda opinião deve ser sustentada segundo diálogo com outros autores, para além de uma lógica pessoal, tal como você apresenta, embora de forma coerente, muito questionável. Mais ainda, percebo que sua opinião é contrária ou indiferente ao texto que você leu. Mais um motivo para eu alertar que em um resumo você deve suspender suas opiniões para tentar expor as idéias contidas no texto escrito por um outro autor. Sei que é uma tarefa difícil, mas necessária para que um texto acadêmico seja construído. De forma mais detalhada, digo que você deve iniciar o resumo sendo mais específico com relação à apresentação do texto. Por exemplo, você começa: “Esse texto...”. Aí eu pergunto: Qual texto? Por isso se deve iniciar um resumo abordando claramente qual o texto e qual o autor que estão sendo resumidos. Leia meus comentários nos blogs de seus colegas que você encontrará maiores esclarecimentos sobre isso. Quanto às três últimas linhas, você toca em um ponto crucial do texto e que contradiz toda a construção de sua opinião. “Estudar a Historia da Educação Fisica/Esportes nos cursos de graduaçao é adquirir mais conhecimentos sobre o curso”. Possuir mais conhecimentos sobre o curso não confere com a idéia de a história ser uma simples fonte de informações. Na verdade, os estudos no campo da história perceberam que o grande erro dessa disciplina foi considerá-la como uma reunião de fatos que alimentam uma erudição. Portanto, estudar história não é só uma forma de conhecer o presente, mas de transformá-lo, já que, a depender de um fato passado descoberto, sua atitude se transforma no presente. Por exemplo, você tem um amigo no presente. Mas, você fica sabendo que esse mesmo amigo lhe traiu de alguma forma no passado. Isso não servirá apenas para compreender sua relação com esse amigo no presente, mas transformará e mudará toda sua relação com ele. Assim é a história da educação física, que como o autor coloca, ele beneficia a prática dos professores justamente porque a prática da investigação historiográfica transforma diretamente a forma de trabalho profissional, pois o sujeito passa a tratar o presente com outros olhos. Por último, um apontamento que não posso deixar passar em branco. O autor tenta transformar a visão de que o corpo é biológico, ele é também simbólico, justamente porque em sendo o corpo biológico uma descrição da ciência biológica, nos deparamos aí não com o corpo mesmo, mas com o corpo da ciência que é diferente do corpo da poética.
Lembre que em um resumo deve conter: a exposição do tema central, da perspectiva do autor e dos argumentos do mesmo.
Para visualizar e intervir no blog da disciplina é só clicar no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.